quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Tapaculo de colarinho(Melanoparela torquata) Collared Crescentchest - São Jorge-Distrito de Alto Paraíso de Goiás(GO) - 17/07/2017

Quando, em maio de 2017 ,  estive com meu amigo João Sergio Barros em Abadiânia(GO), procuramos em vão por este pequeno e enigmático pássaro. Retornei ao lugar em junho, mas já não me lembrava que era uma das possibilidades do lugar. Quando da primeira vez, ou mesmo nas visitas posteriores, não tive a curiosidade de buscar informações visuais que pudessem ajudar no caso de um contato visual. Naquela oportunidade, ao usarmos o playback, seu canto sensibilizou meus ouvidos e minha alma, pois achei que se revestia de tons tristes. Até a manhã de 17 de julho, quando fiz as fotos e o vídeo, não tinha tornado a ouvir seu pio. Entretanto, meus ouvidos se sensibilizaram novamente e minha memória musical tratou da identificação, que foi instantânea. Usei o playback e ele se aproximou instantaneamente, ficando ao meu redor por um bom tempo. A velocidade na identificação me trouxe um alento em relação à minha memória. Clique!!! 
Tapaculo de colarinho(Melanoparela torquata)
Collared Crescentchest
 Local:
                        - São Jorge - Distrito de Alto Paraíso de Goiás(GO)

Data:
                        - 17 de julho de 2017

Equipamento:
                        - Canon EOS 7D
                        - Canon EF100x400mm f/4.5 - 5.6L IS USM
                        - GOPRO Hero II



Nenhum comentário:

Postar um comentário